Jogos de tabuleiro para aprender Matemática
Melhores jogos de tabuleiro para te ajudar a aprender matemática
Para muitos alunos o ambiente da sala de aula pode ser extremamente monótono. A falta de estímulos variados contribui para que os estudantes percam o interesse nas disciplinas, o que pode levar a queda nas notas escolares e também na falta de entendimento do conteúdo. A solução é investir em atividades lúdicas e interativas, que permitem que pais a professores criem novas estratégias de aprendizado. Diferenciar a metodologia de ensino contribui para o desenvolvimento da atenção, concentração e do raciocínio lógico e dedutivo de crianças e adolescentes.
A matemática é a disciplina mais temida pela maioria dos estudantes brasileiros. Por isso, educadores precisam buscar alternativas para o ensino. Atividades que despertem o interesse dos alunos são fundamentais para que eles se sintam motivados a aprender o conteúdo.
Uma das alternativas mais interessantes é o uso de brincadeiras ou jogos matemáticos. Esta metodologia de ensino dá ao estudante uma nova oportunidade de aprendizado e também uma maior interação entre professores e alunos.
Jogos de tabuleiro para aprender matemática são bastante populares. Muitos destes jogos estão relacionados a tabuadas e as operações fundamentais: adição, subtração, multiplicação e divisão. Também existem brincadeiras que trabalham com memorização, cálculos metais, resolução de problemas, entre outros.
Confira abaixo jogos de tabuleiro para aprender matemática em sala de aula.
Pontos e Caixas
O jogo Pontos e Caixas foi criado por um dos matemáticos mais conhecidos da história: Éduoard Lucas. Trata-se de um jogo clássico e que pode ser reproduzido sem grandes dificuldades. O material necessário é lápis e papel. Esta brincadeira é bastante dinâmica e competitiva, e divertida para qualquer idade.
Como jogar:
- Desenhe um quadriculado de pontos. Cada jogadores terá a sua vez para ligar dois pontos na horizontal ou na vertical.
- Quando um jogador conseguir fechar um quadrado, deve-se escrever sua inicial dentro da caixa.
- Quando um jogador conseguir completar um quadrado, ele ganha o direito de fazer mais uma jogada.
- O vencedor é o jogador que tiver conseguido fechar o maior numero de caixas.
Shisima
Shisima é um jogo de tabuleiro para aprender matemática criado no leste africano. Ele foi inspirado em pulgas d’agua, que se movimentam tão rápido que é difícil acompanhar para onde elas vão. Com um tabuleiro octogonal do jogo é alinhas 3 peças da mesma cor em uma das retas do tabuleiro.
Como Jogar:
- Cada aluno recebe três peças da mesma cor. Cada jogador deve colocar alternadamente uma das peças no tabuleiro.
- O jogador 1 inicia a partida. Ele deve movimenta a primeira peça seguindo a linha, até o primeiro ponto que estiver vazio. Os dois jogadores devem alternadas cada movimento.
- Não vale saltar uma peça ou pular casas vazias.
- O vencedor é o jogador que conseguir alinhas as três peças, sendo que a casa central deve estar ocupada.
Rat-a-tat Cat
Rat-a-tat Cat é um dos jogos de tabuleiro para aprender matemática mais populares e divertidos do momento. Ele foi o ganhador do prestigiado prêmio Mensa Selec. Trata-se de um jogo de tabuleiro clássico, com cartas e que permite até 6 participantes, uma excelente opção para ser jogado em sala de aula ou em família. O objetivo do jogo é se livrar dos ratos e ficar apenas com os gatos. Veja como jogar:
- O jogador recebe cartas e deve memoriza-las, sem mostrar para o adversário.
- Para se livrar dos ratos, é preciso pensar na soma mínima dos números que estão nas cartas.
- Ganha o jogador que conseguir as melhores soluções e se ficar sem os ratos por primeiro.
106
O jogo 106 é um jogo de tabuleiro para aprender matemática que tem como objetivo realizar cálculos da forma mais rápida possível. Ele também consegue testar as habilidades do estudante de enxergar combinações numéricas e também mudanças. Este jogo é excelente para desenvolver a lógica visual.
Este jogo consiste em um tabuleiro com números 49 números. Para jogar deve-se deixar 42 números na posição inicial. O jogador pode mudar a posição de outros sete número. O objetivo é que a soma dos números nas linhas verticais, horizontais e diagonais seja 106.
Trilha
O jogo trilha é um jogo voltado para as operações básicas, especialmente multiplicação e divisão. Este jogo de tabuleiro consiste em um caminho com diversas casas. Cada uma dessas casas apresenta uma operação matemática. Para jogar é necessários: tabuleiro com a trilha de operações matemáticas, peões para os jogadores avançarem as casas e um dado.
Veja como jogar:
- O Jogador deve rolar o dado e contar o número de casas indicado pelo dado.
- Para permanecer na casa, ele deve acertar o resultado da operação matemática. Se errar, ele volta a casa anterior.
- Vence o jogador que chegar primeiro ao final da trilha.