Como fazer lição de casa sem calculadora?
3 métodos simples para aprender a multiplicar sem uma calculadora
“Matemática é difícil.”
Certamente você ouviu esta frase muitas vezes ou até, talvez, saiu de sua própria boca.
A verdade é que para algumas pessoas, a matemática é uma ciência agradável, enquanto para outras é um pesadelo (claro que há sempre a calculadora como salvação).
Mas vamos nos concentrar em apenas um aspeto da matemática: a multiplicação.
É provável que o método de multiplicar que você aprendeu na escola fosse o tradicional. Ou seja, primeiro você aprende as tabelas de multiplicação de memória e depois resolve o número de cálculos após o número.
E se os números a serem multiplicados tiverem vários dígitos, você precisará de um longo pedaço de papel para resolvê-lo.
Mas se essa longa lista de linhas numéricas, uma abaixo da outra, é difícil para você interpretar, existem outras alternativas para resolver um cálculo matemático.
E é aí que aparecem suas habilidades artísticas.
Desenhar
Entre os numerosos e variados métodos de multiplicação que existem pelo menos três deles requerem linhas, pontos e quadrados.
- O método maia, também conhecido como japonês
Existem várias teorias sobre a origem desse método.
Experimente o método maia ou japonês para multiplicar visualmente (sem necessidade de calculadora)
Alguns sugerem que foi inventado pela civilização maia que habitou a América Central até a chegada dos conquistadores no século XV. E é conhecido como o método japonês porque os professores desse país usam essa multiplicação visual com linhas para ensinar alunos do ensino fundamental.
Consiste em desenhar linhas paralelas e perpendiculares para representar os dígitos dos números para multiplicar.
Tomemos por exemplo 23 x 41.
Nós desenhamos duas linhas paralelas para representar 2 e três outras linhas paralelas para 3.
Então normalmente traçamos quatro linhas paralelas para 4 e uma linha para 1.
Então, uma vez que temos a nossa imagem, os pontos que se formam nas interseções são adicionados.
E assim obtemos como resultado 943, o mesmo que o modo tradicional de multiplicar.
Você achou difícil?
- Método de multiplicação hindu ou celular ou por gelosia
Tampouco a origem do método de multiplicação hindu é clara, mas marcou sua passagem pela Ásia.
“O algoritmo das gelosias (lattices em espanhol) foi transmitido da Índia para a China e Arábia, daqui para a Itália durante os séculos XIV e XV, onde recebeu o nome de gelosia, devido à semelhança que tinha com venezianas”, segundo Mario Roberto Canales Villanueva detalha, em seu estudo exploratório sobre o uso de modelos alternativos para o ensino e aprendizagem da multiplicação em Honduras.
Neste método de multiplicação, temos que construir uma tabela.
Vamos usar o mesmo exemplo de antes: 23 x 41.
Em seguida, desenhamos uma tabela com quatro caixas: uma para cada dígito que temos em nosso cálculo.
E nós dividimos cada quadro com uma linha oblíqua.
Então, começamos multiplicando os primeiros dígitos de ambos os números: 2 com 4, colocando 0 no primeiro triângulo e 8 no segundo.
Então multiplicamos 2 com 1 e colocamos 0 no primeiro triângulo e 2 no segundo.
E fazemos o mesmo com os dois dígitos do segundo número do nosso cálculo.
Quando tivermos todos os armários completos, fazemos uma soma diagonal.
Este é o método de multiplicação Hindu ou célula ou gelosia
Ou seja, o primeiro número será 0, o segundo será 9, o terceiro será 4 e o último será 3.
Portanto, o resultado é 943.
Foi mais fácil?
Nós vamos falar sobre o último método de multiplicação com desenhos.
- Método de treinamento operacional (array, em inglês)
Neste caso, como no anterior, precisamos de uma grade. Continuamos com o exemplo 23 x 41.
Aqui nós decompomos o número. Em outras palavras, em uma caixa nós colocamos 20 e na outra 3.
Enquanto nas caixas verticais colocamos 40 no primeiro e 1 no segundo.
Então multiplicamos os números de cada caixa com o oposto.
No entanto, ignoramos se há 0.
Siga as instruções do método de treinamento operacional para multiplicar visualmente
Portanto, em vez de multiplicar 20 x 40, suprimimos 0 e calculamos apenas 2 x 4 para obter 8.
O mesmo acontece com 3 x 40. Eliminamos 0 e multiplicamos 3 x 4, o que resulta em 12. Nós fazemos o mesmo com os armários abaixo. E agora adicionamos o 0 que separamos.
Então, para o primeiro cálculo que foi 20 x 40 e nós temos 8, adicionamos dois zeros e isso nos dá 800. Para o 3 x 40 que nos deu 12, adicionamos um 0 e temos 120 para a esquerda. E assim por diante com o restante das caixas em que excluímos o 0 anteriormente.
E finalmente adicionamos os quatro números que nos restam como resultado em cada uma das caixas.
Melhorou sua compreensão?
Existem outros métodos de multiplicação matemática bastante diferentes do método tradicional, como o russo ou o egípcio, entre outros, embora a capacidade extra de desenhar não seja necessária.
E de acordo com os especialistas, para muitos alunos podem ser úteis para melhorar a compressão do processo de multiplicação.